PUB

O veleiro Santa Maria Manuela fará escala em Ponta Delgada nos dias 17 e 18 de agosto, e abrirá as suas portas a uma série de visitas guiadas. Esta iniciativa, organizada pelo programa Blue Azores, terá como propósito dar a conhecer a vida no navio e sensibilizar a população local para a conservação do oceano.

Construído em 1937 para integrar uma frota de pesca do bacalhau nos mares do Norte, o Santa Maria Manuela foi recuperado e convertido no início dos anos 2000, sendo hoje um navio de treino de vela que oferece viagens ambientalmente conscientes. As suas rotas permitem explorar as Áreas Marinhas Protegidas do país, obter uma visão aprofundada sobre os fascinantes recifes e sobre a vida marinha de Portugal.

PUB

Para além das viagens de cariz lúdico e educativo, o Santa Maria Manuela é também utilizado regularmente para expedições. Em 2018 foi uma peça central da expedição científica Blue Azores ao mar dos Açores, que contribuiu para aferir a condição do oceano que nos rodeia.

Numa parceria que uniu o Governo Regional dos Açores, a comunidade ciêntifica, a Fundação Oceano Azul, a Waitt Foundation e a National Geographic, foram realizados 617 mergulhos para analisar o estado dos ecossistemas perto da costa, em oceano aberto e mar profundo. Após esta expedição, na qual foi descoberto o campo hidrotermal LUSO, foi celebrado um memorando de entendimento que criou o programa Blue Azores que tem como objetivo, entre outros, a criação de Áreas Marinhas Protegidas em cerca de 30% do mar dos Açores.

Pub