PUB

A Política Agrícola Comum e a questão da segurança alimentar, o debate sobre o Ano Europeu da Juventude e a crise energética que afeta já muitas regiões da UE são os temas principais da agenda da 152ª e última Sessão Plenária de 2022 do Comité das Regiões Europeu (CR), que decorrerá em Bruxelas, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

A sessão plenária contará, assim, com as presenças do Vice-Primeiro Ministro da República Checa, Marian Jurečka, que abordará as consequências para as famílias europeias da crise energética causada pela invasão russa da Ucrânia, do Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, para abordar o impacto da guerra na segurança alimentar europeia e com o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, que falará sobre Ano Europeu da Juventude, que termina a 31 de Dezembro, e a Carta da Juventude e da Democracia desenvolvida em conjunto pelo Fórum Europeu da Juventude e pelo Comité Europeu das Regiões.

Já no dia 2 de dezembro, Vasco Cordeiro, representará o Comité das Regiões no evento, organizado pela Comissão e Parlamento Europeu, para dar sequência à recomendações da Conferência sobre o futuro da Europa.

PUB

Principais debates

30 de novembro, 16h30, Debate sobre a crise alimentar, com Vasco Cordeiro, Presidente do Comité das Regiões Europeu, Janusz Wojciechowski, Comissário Europeu da Agricultura, e a eurodeputada Marlene Mortler (PPE) da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, para fazer um balanço das medidas tomadas pela UE em resposta à invasão russa da Ucrânia e aos elevados preços dos alimentos, tendo em conta as preocupações sobre os efeitos da crise climática. O CR defendeu uma estratégia e medidas para aumentar a resiliência do sistema alimentar europeu a nível regional.

1 de dezembro, 9h00, Debate sobre o Ano Europeu da Juventude e Aprovação da Carta da Juventude e da Democracia, com o Presidente do Comité Europeu das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, e a Presidente do Fórum Europeu da Juventude, Silja Markkula, aos quais se juntarão o  Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissário com a pasta para a Promoção do nosso Modo de Vida Europeu, Margaritis Schinas, e jovens líderes de toda a Europa e de todos os grupos políticos para um debate sobre o Ano Europeu da Juventude, que termina a 31 de Dezembro. O debate, que se centra  no papel das autoridades locais e regionais para garantir o reconhecimento das necessidades e aspirações das gerações mais jovens, refletirá também sobre as lições retiradas do processo de elaboração de uma Carta da UE sobre Juventude e Democracia, que o CR iniciou juntamente com o Fórum Europeu. O CR adotará ainda um parecer sobre “O Futuro da Política da Juventude na UE” elaborado por Tine Radinja (SL/Greens), presidente da Câmara Municipal de Sarkofja Loka.

1 de dezembro, 14h30: Debate sobre a crise energética e as consequências para as famílias europeias, com Marian Jurečka, Vice-Primeiro Ministro da República Checa, e Lilyana Pavlova, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento. Os representantes da Presidência Checa do Conselho da União Europeia e do Banco Europeu de Investimento da UE juntar-se-ão ao debate com Vasco Cordeiro (PT/PES), Presidente do Comité Europeu das Regiões, com Rafał Trzaskowski (PL/EPP), Presidente da Câmara Municipal de Varsóvia e presidente da Comissão do Ambiente, Alterações Climáticas e Energia do CR (ENVE), com Cristian-Silviu Bușoi (RO/EPP), Presidente da Comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu, e com Mohamed Ridouani, Presidente da Câmara Municipal de Leuven. O CR solicita que as autoridades locais e regionais sejam beneficiários diretos dos fundos de emergência, juntamente com as empresas e as famílias e apela a que as regiões e cidades estejam no centro das reformas estruturais do mercado da energia previstas para 2023.

Agenda do Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro:

Terça-feira, 29 de novembro

  • 09:00 Encontro do Grupo de Alto Nível CR-Congresso dos Poderes Regionais e Locais do Conselho da Europa
  • 10:45 Reunião da Aliança Europeia dos Municípios e Regiões para a Reconstrução da Ucrânia
  • 15:30 Conferência dos Presidentes e Bureau do CR

Quarta-feira, 30 de novembro

  • 09:35 Reunião com o Ministro Escocês da Cultura, Europa e Desenvolvimento Internacional com responsabilidade especial pelos refugiados da Ucrânia, Neil Gray
  • 10:00 Reunião com o Presidente do Landkreistag alemão, Reinhard Sager
  • 11:30 Reunião com o Presidente da Região Ile-de-France Valérie Pécresse
  • 12:00 Reunião com o Ministro-Presidente da Região da  Região de Bruxelas Capital, Rudi Vervoort, e o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus Pascal Smet
  • 15:00 152ª Sessão Plenária do Comité das Regiões Europeu
  • 16:10 Reunião com o Comissário Europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski
  • 19:00 Reunião com o Presidente da Câmara de Praga, Zdenek Hrib
  • 19:30 Reunião com o Marechal da Região Małopolska,Wirold Rafal Kozłowski.

Quinta-feira, 1 de dezembro

  • 09:00 152ª Sessão Plenária do Comité das Regiões Europeu

Sexta-feira, 2 de dezembro

  • 09:00 Evento de follow up à Conferência sobre o Futuro da Europa, com a participação da Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, da Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e o Primeiro Ministro Checo, Petr Fiala
Pub