O frio atingiu o território português com uma intensidade incomum e os meios de comunicação alertam, até, para que as pessoas adotem uma postura consistente com as condições atmosféricas.
Com casas frequentemente mal isoladas e pouco preparadas para o frio e o calor extremos, torna-se importante descobrir como aquecer um espaço para o tornar mais adaptado a este tipo de situação.
Se bem que aquecer um espaço possa implicar uma gestão de muitos aspetos ou mesmo a integração de elementos externos, como veremos, existem também outras formas de obter uma sensação de calor e conforto em casa, nomeadamente através de elementos como a decoração.
Hoje exploramos 3 formas como pode combater o frio que se tem feito sentir ao longo de um dos mais rigorosos invernos dos últimos anos.
1. Jogue com as horas de sol
Fazer uma gestão positiva do sol pode ajudar muito no aquecimento da casa. Por exemplo, nas horas em que o sol bate na sua janela, pode abrir persianas e cortinas para o deixar entrar e aquecer o espaço.
Da mesma forma, quando anoitecer, deve fechar os estores e persianas, para que não exista uma perda de calor tão grande e consiga manter os espaços quentes e convidativos.
2. Adapte a decoração
Pode parecer, num primeiro momento, que a decoração não contribui para combater o frio, mas este é um elemento importante para que sinta que o ambiente é quente e agradável.
A escolha do sofá por exemplo, pode fazer com que sinta que tem um maior conforto, sendo que as forras de tecido podem tornar-se particularmente acolhedoras, principalmente se jogar também com mantas polares e almofadas em materiais como o veludo.
A escolha da mesa e das cadeiras de sala de jantar ou para a cozinha também pode ter um contributo para esta sensação, sendo que, atualmente, encontra cadeiras baratas em tons de madeira ou mais quentes, que ajudam a que sinta o ambiente mais acolhedor.
Ter velas decorativas, especialmente se tiverem aromas de conforto (canela ou baunilha, por exemplo) pode também contribuir para esta sensação, principalmente quando as acender.
3. Invista em aquecimento sustentável
Alguns equipamentos de ar-condicionado e alguns aquecedores elétricos são já bastante acessíveis e consomem relativamente pouca energia devido à sua classe energética.
Além disso, se a sua casa tiver uma, pode também acender a sua lareira para aquecer a casa “à moda antiga”.