Francisco Melo levou a sua equipa de “primeiro ano” no mês de Agosto a participar no Campeonato da Europa da classe Laser 4.7 em Agosto.

Terminado o europeu, teve início o campeonato do Algarve onde a equipa orientada pelo treinador vilafranquense conseguiu seis pódios em Lagos e Faro.

Já no passado mês de Novembro decorreu em Vilamoura o Campeonato Europeu de RS:X, última prova de apuramento para os Jogos Olímpicos de 2021. Francisco Melo acompanhou a única portuguesa em prova, Margarida Morais que, infelizmente, foi obrigada a desistir por lesão.

Após mais um europeu, Francisco Melo foi um dos treinadores convidados juntamente com o medalhado olímpico em Atlanta Hugo Rocha para acompanhar os veladores já apurados para Tóquio em 2021, Jorge Lima e Zé Costa na classe 49er para um estágio que contou com equipas como USA, França ou Áustria.

Já em Dezembro, Francisco Melo, levou o velejador Enzo Pegado mais novo em prova de apenas doze anos, a participar no Portugal Grand Prix sendo o terceiro melhor português na classe ILCA 6. Esta prova contou com alguns dos melhores velejadores do mundo como a Holandesa Marit Bouwmeeter vencedora dos jogos olímpicos em 2016 no Rio de Janeiro.