O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para terça-feira avisos amarelos para os grupos Central e Ocidental dos Açores devido às previsões de “precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima”, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o IPMA refere que no caso do grupo Ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo, por causa da chuva por vezes forte, vai vigorar entre as 08:00 locais (09:00 em Lisboa) e as 14:00 de terça-feira.

Flores e Corvo vão estar também sob aviso amarelo entre as 08:00 e as 17:00 de terça-feira tendo em conta a previsão de vento, direção de sudoeste (SW), rodando para oeste (W).

O IPMA emitiu ainda para aquelas duas ilhas aviso amarelo de agitação marítima entre as 23:00 de hoje e as 17:00 de terça-feira, devido às previsões de ondas de noroeste (NW), passando a oeste (W).

No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo, referente a precipitação por vezes forte, é válido entre as 11:00 e as 17:00 de terça-feira.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para as cinco ilhas do grupo Central entre as 11:00 e as 20:00 de terça-feira por causa do vento, direção de sudoeste (SW).

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

PUB