Taça da Lagoa em Canoagem juntou clubes de várias ilhas

Decorreu, no fim de semana passado, a Taça da Lagoa de Canoagem, uma prova interclubes que juntou cerca de 40 atletas, na orla costeira da cidade de Lagoa. Esta prova foi organizada pelo Clube Náutico de Lagoa, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e das Juntas de Freguesia de Santa Cruz e Nossa Senhora do Rosário.

Na ocasião, Nelson Santos, vereador da área do desporto da Câmara Municipal de Lagoa, salientou a importância do evento para a promoção da atividade física no concelho, numa modalidade que promove estilo de vida ativo e saudável. Um fator que, em seu entender, é importante porque vem de encontro com a política desportiva da edilidade que visa promover a diversidade de modalidades desportivas existentes no concelho.

A prova teve início no Porto dos Carneiros, percorrendo parte da orla marítima da Lagoa, incluindo a Baía de Santa Cruz. No final, os atletas participantes concentraram-se junto à sede do Clube Náutico de Lagoa, junto ao Portinho de São Pedro, para a entrega de prémios e um momento de confraternização.

Os clubes que participaram na Taça Lagoa foram o clube anfitrião, Clube Náutico de Lagoa, o Clube Naval de Vila Franca do Campo, os clubes Angra Iate Clube, Clube Ar Livre e Clube Naval de Angra do Heroísmo, da ilha Terceira, e o Clube Naval do Funchal, vindo da ilha da Madeira.

Em termos de classificação, nos seniores masculinos, ficou no 1º lugar do pódio Fábio Meneses, do Angra Iate Clube, em 2ºTomé Gonçalves, do Clube Ar Livre, e em 3º João Vicente, do Angra Iate Clube. Nos seniores femininos, ficou Jéssica Garcia, do Angra Iate Clube, foi a vencedora.

Nos veteranos A, classificou-se em 1º lugar Pedro Bartolomeu, do Angra Iate Clube, em 2º Rui Soares e em 3º Rui Dias, ambos do Clube Náutico de Lagoa. Nos veteranos B, Paulo Barcelos (Angra Iate Clube) ficou em 1º, Anselmo Moreira em 2º e Mário Aveiro em 3º, ambos do Clube Náutico de Lagoa.

Na categoria SS2 misto, o lugar mais alto do pódio foi para Marco Gomes e Carlota Duarte, atletas do Clube Naval do Funchal. Nos cadetes masculinos, venceu José Leal (Angra Iate Clube) e nos cadetes femininos, Sara Azevedo. Em infantis masculinos, Diogo Ferro (Angra IC) alcançou o 1º lugar, Simão Vieira (Angra IC) o 2º e Nuno Moniz (Clube Naval de Rabo de Peixe) o 3º lugar. Em infantis femininos, venceu Letícia Narciso (CN Rabo de Peixe). Nos iniciados masculinos, ganhou Gonçalo Rebelo (CN Rabo de Peixe), seguido de Francisco Narciso, do mesmo clube.