
O espaço do restaurante “O Patanisca” surge renovado, com uma sala de refeições acolhedora e uma esplanada nova servida de um bar. Está situado na rua Gil Mont´Alverne Sequeira, perto da Igreja do Senhor Santo Cristo.
“O Patanisca” já tem mais de onze anos, nasceu na rua Joaquim Nunes da Silva – Ponta Delgada e renasceu renovado por duas amigas, Natércia Gaspar e Anabela Simas, para melhor servir a restauração micaelense.
A sua localização privilegiada, fica próximo da Praça 5 de Outubro, mais conhecida como Campo de São Francisco, onde se realizam as grandes Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
No início da degustação a gerência do “O Patanisca”, representada pela Anabela Simas, apresentou os cinco momentos que se iam seguir.
Por outro lado, o enólogo João Lino, apresentou os seus dois projetos de vinhos que foram servidos no jantar vínico.
- Devaneio, onde o João Lino é enólogo
- CRONO, em que João Lino é produtor e enólogo
Em relação ao CRONO:
CRONO é um conceito elaborado pela empresa Correia Lino & Ribas Fernandes.
Projeto familiar criado por dois primos apaixonados pelo vinho, João Correia Lino e Manuel Ribas Fernandes, que partilham da ideia de criar uma estrutura sustentável aliando vinhos de qualidade superior ao apoio a projetos ambientais e sociais.
É um projeto neutro em carbono, compensando todas as nossas emissões de carbono e dos nossos parceiros.
Um projeto a ser reconhecido pelo bom vinho produzido, mas principalmente pelo bem que pratica.
Crono é o intervalo de tempo que demora a formar um terreno. Produzir vinhos que respeitam a terra, a produção da uva e o tempo necessário para criar.
Inserido num projeto sustentável, com o princípio simples de honrar cada ano e baseado numa vindima e produção manual onde apenas os melhores cachos são selecionados.
Edições limitadas de vinhos monocastas de intervenção mínima, qualidade superior e elaborados em diferentes regiões do país.
Dar a conhecer vinhos de castas locais, com um papel relevante na cultura e na história de cada região de Portugal. Vinhos com certificação vegan e neutros em carbono, com compensação a 100% das emissões de CO2.
Relativamente ao Devaneio:
Devaneio é um projeto familiar, criado por Nuno Ferreira, na região de Lisboa junto à Serra de Montejunto. Com o objetivo de produzir vinhos autênticos que espelham o melhor da região, com uma ideologia de viticultura e enologia minimalista.
Um projeto sustentável, que respeita o local, as pessoas, a cultura da região, tal como a sua biodiversidade.
Após uma explanação detalhada a todos os presentes no jantar vínico, a Anabela Simas deu a conhecer os cinco momentos e os vinhos que os acompanhavam.
Assim, no primeiro momento foi servido, laminas de atum com Vinagrete de limão galego e tangerina, acompanhado do vinho Devaneio Viosinho, branco de 2020 com uma produção de 1.700 garrafas.
Segundo momento, camarão empanado no coco com geleia de piripiri, com Devaneio Curtimento branco de 2020. Este vinho apresenta uma intensidade bastante pronunciada, caraterizada por notas florais e a melaço. De sabor, é seco de equilibrada acidez, teor alcoólico ligeiro e de corpo gordo. Na boca é como no nariz, elegante. Persistência longa, agradável
No terceiro momento, Japanese Moment, acompanhado com Crono Tinta Amarela, um vinho da Regional de Lisboa. É um vinho com um potencial de envelhecimento de cerca de cinco anos, pode ser consumido no imediato. No que respeita a harmonizações gastronómicas, pode acompanhar uma tábua de queijos e enchidos, saladas, pratos de peixe, pastas, carnes brancas e grelhados. É excelente companhia para beber sozinho, num momento descontraído.
Quarto momento Filé Mignon com crosta de queijo de São Jorge e Galeau de batata, com Crono Jean de 2021, da Região do Dão. O sabor é seco com uma acidez refrescante e teor alcoólico ligeiro de corpo ligeiro, no final é de notar a presença dos taninos equilibrados. Aroma de boca é como para o nariz, de fina qualidade. Persistência média, agradável e, de equilíbrio harmonioso.
No quinto e último momento Sweet Cloud Whit Guava, que foi servido com o Licoroso Carcavelos.
Na sala e na esplanada de “O Patanisca”, estava completamente esgotada, pelo que este jantar vínico foi uma boa aposta, em prol da restauração de Ponta Delgada.
Este repasto, teve a presença de ilustres convidados, Maria João Soares Carreiro, Secretária Regional Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, acompanhada pelo seu marido Ricardo Pacheco, advogado e presidente do Santa Clara e filhos. Também a presença do advogado Noronha Rodrigues e esposa, num serão de amigos e família à mesma mesa, conforme foto.
Informação e fichas técnicas dos vinhos do enólogo João Lino.