Sons de Cabo Verde marcam presença no Auditório do Ramo Grande

No dia 19 de maio, pelas 21h30, decorre, no Auditório do Ramo Grande (ARG), o concerto “Alma Crioula”. Esta iniciativa musical está inserida na Temporada Artística 2018, promovida pela Direção Regional da Cultura dos Açores.

O trio musical é constituído por Bau, considerado um dos melhores músicos da música de tradição de Cabo Verde; Jenifer Solidade, cantora que conta com um extraordinário percurso na música cabo-verdiana; e Stepham, filho de Bau, que que tem trilhado um caminho de sucesso na música tradicional e em outros géneros, tanto a solo como acompanhante do seu pai.

O reportório consiste numa viagem envolvente pela música de Cabo Verde, chorinho, bossa e jazz. Os ingressos têm um custo de 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do ARG nas duas antes do início do espetáculo.

No dia 19 de maio, a partir das 18h00, está prevista ainda a iniciativa “Garden Soundwaves”, inspirada nos estilos musicais Chill Out & Jazz, no Jardim Municipal Silvestre Ribeiro. Esta ação contará com a presença de Robbie Van Wild, Trio BBC, Bruno Walter & Friends e Sara Miguel Trio.

Para além destes eventos, e na vertente cultural, encontra-se patente até 27 de maio, a exposição de fotografia “Do outro lado do Vidro”, integrada na iniciativa “Um Click pela Inclusão Social”, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT). Esta ação constitui uma proposta de intervenção social, promovida pela Fundação AMI e financiada pela Fundação para a Juventude Jumbo, que utiliza a fotografia participativa como um instrumento de inclusão, de diálogo intercultural, e de estimulação da criatividade.

No dia 26 de maio, pelas 20h00, decorre a abertura da exposição de pintura “Sem Título”, de Raúl Ferreira. A mostra estará patente até 13 de junho, no ARG, e pode ser visitada durante os espetáculos ou sessões de cinema previstos. Além deste período, o acesso à mesma pode ser efetuado pela AJAIT, nos dias úteis, entre os 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A 26, pelas 21h30, realiza-se também o concerto dos alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio, em colaboração com António Bulcão, intitulado “Se bem nos lembramos” (A noite da Vitorino), no Auditório do Ramo Grande. A entrada é gratuita.

No dia 30 maio, pelas 21h30, será exibido no ARG, o documentário “Setembro a Vida Toda”. A obra de Ana Sofia Fonseca teve estreia mundial no “International Wine Film Festival”, nos EUA, e estreia europeia em Espanha, no “MOST International Wine & Cava Film Festival”, onde recebeu o “Grande Prémio do Júri”.

A 02 de junho, pelas 21h30, decorre o concerto de primavera de Bruno Walter & Friends, no ARG. Os bilhetes têm um custo de 5 euros.

A 16 de junho, realiza-se a II Edição de “Faz Acontecer Talks”. O evento promovido de André Leonardo, que conta com diversos oradores de renome internacional, nacional e regional, pretende despertar emoções e inspirar os participantes a fazerem acontecer, numa perspetiva pessoal, social e empresarial. Os bilhetes têm um custo de 10 euros até ao dia 31 de maio, após essa data custam 20 euros. Os bilhetes Premium dão acesso às atividades do evento, e incluem ainda um jantar com os oradores convidados. Estes últimos têm um custo de 50 euros e estão limitados a 20 pessoas. Podem ser adquiridos na AJAIT, no período de funcionamento regular, e na página do evento http://fazacontecer.pt/talks/.

No que concerne à programação cinematográfica, serão exibidos, no ARG, cinco filmes, designadamente “Vingadores: Guerra do Infinito” e “Os Super-Heróis da Selva”, sendo o primeiro nos dias 18 e 20 de maio, às 21h30; e o segundo apenas no dia 20, às 15h00. A estreia nacional de “Mundo Jurássico: Reino Caído” decorre, entre os dias 07 e 13 de junho, pelas 21h30; “Asas pelos Ares”, no dia 09 de junho, às 18h00, e no dia 10 de junho, às 15h00; e “O Olhar do Silêncio”, integrado na iniciativa “O Outro Lado do Cinema”, no dia 14 de junho, pelas 21h00.

Os bilhetes para o cinema e/ou espetáculos podem ser adquiridos na AJAIT, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00; na Ticketline, acessível em www.cmpv.pt, ou na bilheteira do ARG, durante as duas horas que antecedem cada sessão.