Um sismo com intensidade de 3,8 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira, nos Açores, às 17:40 locais (18:40 de Lisboa), anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o comunicado do IPMA, o sismo, com epicentro na Serreta, “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Raminho”.

Foi ainda sentido com menor intensidade nas freguesias de Santa Bárbara, Serreta, Altares, São Pedro, Terra Chã e Biscoitos.

Este é o terceiro sismo sentido hoje naquela ilha açoriana.

Um sismo com magnitude 2,9 na escala de Richter já tinha sido sentido ao final da manhã e um outro abalo, de magnitude 2,2, foi registado esta madrugada.

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), estes eventos inserem-se “na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022″.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os graus de intensidade e respetiva descrição.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

 

PUB