PUB

Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha de São Jorge, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Em comunicado, o CIVISA revela que o abalo foi registado às 12:26 (13:26 em Lisboa), tendo o epicentro sido registado a cerca de um quilómetro a sudeste de Beira.

Segundo o CIVISA, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada na freguesia da Urzelina, no concelho de Velas.

PUB

Num ponto de situação feito na quinta-feira, o CIVISA refere que foram, no âmbito desta crise, registados 41.951 eventos de baixa magnitude e de origem tectónica.

“Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje [quinta-feira] foram contabilizados aproximadamente 160 sismos”, observa.

Até ao momento, “foram identificados cerca de 295 sismos sentidos pela população”, acrescentou.

Em 08 de junho, o CIVISA baixou o nível de alerta na ilha de São Jorge de V4, que significa ameaça de erupção, para V3, sistema ativo sem iminência de erupção.

A ilha estava desde 23 de março com o nível de alerta vulcânico V4 de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”, na sequência da crise sismovulcânica registada desde 19 de março.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) desta crise ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.

Pub