Sessão do projeto ‘Conta-me outros contos’ na Futurália, em Lisboa

O Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas promove quinta-feira, 15 de março, pelas 14h00, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, a realização de uma sessão do projeto ‘Conta-me outros contos – Sortido de histórias da Europa’.

A sessão deste projeto, que integra o programa ‘Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos 2017/2020’, decorre no âmbito da Futurália, a maior feira de educação e formação de âmbito nacional, e conta com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

O Governo dos Açores associa-se, assim, a este evento promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Coordenação Nacional do Ano Europeu do Património Cultural, Centro de Informação Europeia Jacques Delors e Futurália, que também celebra a diversidade cultural da União Europeia através de várias iniciativas no âmbito da FuturáliaCULT, que decorre a propósito do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

A narração oral de contos tradicionais europeus insere-se nesta ação e está a cargo do ator terceirense Valter Peres, que tem dinamizado o projeto nos Açores.

Para além de contos da Europa, o contador de histórias incluirá um conto açoriano, contribuindo para a difusão deste aspeto do património imaterial da Região.

O projeto ‘Conta-me outros contos – Sortido de histórias da Europa’ tem por objetivo educar para a cidadania europeia e contribuir para uma melhor e maior compreensão da realidade europeia, dando a conhecer histórias dos países da Europa e recorrendo à literatura oral enquanto património cultural imaterial, como forma de dar a conhecer a identidade, tradições, acontecimentos e a cultura espiritual dos povos.

Esta iniciativa arrancou em outubro de 2017 na ilha do Pico, tendo percorrido já as ilhas Terceira, São Miguel, Santa Maria, São Jorge e Graciosa, num total de cerca de meia centena de sessões.

Ainda no decurso deste ano letivo terão lugar as sessões nas ilhas do Faial, Flores e Corvo, encerrando o périplo pelo arquipélago.

O projeto ‘Conta-me outros contos – Sortido de histórias da Europa’ carateriza-se por ser uma atividade intergeracional que se dirige a alunos do 1.º Ciclo (2.º e 3.º ano) e a um público sénior (utentes de Centros de Dia e Lares de Idosos), mas também tem sessões específicas para o público em geral, com a realização de serões de contos.

Os interessados podem obter mais informações sobre este projeto e as sessões que o integram no Portal do Governo no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre/textoImagem/Conta-me_outros_contos.htm.