PUB

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, recebeu este domingo, os participantes do XII Capítulo da Confraria dos Gastrónomos dos Açores.

Esta iniciativa, que contou com o apoio da autarquia, trouxe até Ponta Delgada 17 confrarias gastronómicas, vindas de Portugal Continental e da Madeira, bem como a dos Açores, que assumiu a organização do evento.

Na cerimónia de entronização, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Sérgio Rezendes, salientou o papel fundamental destas entidades no registo, divulgação da gastronomia e identidade açoriana. “A gastronomia, tal como outras tradições ou costumes, faz parte da nossa cultura. É uma representação do que somos enquanto povo. A gastronomia é um dos pilares da nossa identidade regional, e, por isso, é fundamental que se registe e fomente a memória coletiva daquilo que marca os Açores”, refere o autarca.

PUB

Na ocasião, o Vereador da Cultura ressalvou também a importância das Confrarias Gastronómicas enquanto agentes de recolha e registo da memória gastronómica das nove ilhas, para além de retransmissores desse conhecimento e dinamização socioeconómica, uma vez que, “ajudam a preservar e valorizar a nossa gastronomia” e “promovem produtos e produtores locais”. Anunciou inclusive, um projeto conjunto para registo de receitas em vias de desaparecimento no município, exortando à dinamização de outras pouco conhecidas da nova geração e do público visitante.

O autarca terminou a sua intervenção afirmando que “o Município está consciente da importância do setor. A gastronomia é cada vez mais um fator de identidade cultural e atração turística.  As confrarias gastronómicas ajudam a fazer o equilíbrio entre a promoção e a preservação do que é nosso, o que contribui para um turismo responsável e consequentemente sustentável.”

Os Açores são o único arquipélago do mundo com a certificação de “Destino Turístico Sustentável”. Recentemente, integraram também a lista da National Geographic para melhores destinos turísticos em 2023, na categoria de natureza, que é destacada pela sua sustentabilidade.

Pub