O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu no sábado à apresentação de um livro que compilou intervenções de especialistas em matéria de Segurança Social, área que deve ser “previsível, estável e regular”.

A obra em causa – “Seminários sobre os Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social” – integra contributos de especialistas que marcaram presença em seminários tidos o ano passado em São Miguel e na Terceira, e foi coordenada por Ana Celeste Carvalho, Juíza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo, e Nuno Monteiro Amaro, Mestre em Ciências Jurídico-Políticas.

José Manuel Bolieiro lembrou que a Solidariedade Social e o conceito de fraternidade são “indispensáveis na compreensão de um regime democrático”.

E concretizou: “Não podemos prescindir da compreensão do que é o regime democrático e uma sociedade democrática, que valoriza a intergeracionalidade”.

Reconhecendo que matérias em torno da Segurança Social representam sempre uma “legítima preocupação”, o governante mostrou-se disponível para estudar o financiamento desta área e prosseguir uma reflexão com especialistas para o aprofundamento de diversas matérias.

“Esta é uma legitima preocupação de todos quantos transitam de uma vida ativa para uma justa compensação do tempo ativo e contributivo”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

O Presidente do Governo dos Açores deixou ainda o desafio de a obra lançada no sábado em Ponta Delgada, no Palácio da Conceição, ter também uma apresentação pública no continente português.

PUB