O Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, representa hoje o Presidente do Governo numa conferência em Lisboa sobre o presente e o futuro da aviação.

A reunião, intitulada “Aviation Day”, promove o debate sobre o presente e o futuro da aviação, na sequência da pandemia de covid-19, e tem como objetivo fomentar a recuperação do setor, contribuindo para a discussão sobre que medidas podem permitir uma retoma mais rápida e sempre segura, e olhar para as lições aprendidas com a presente crise para criar uma maior resiliência do setor.

Portugal está empenhado em desempenhar um papel positivo e flexível, ser construtivo, promover a cooperação, alcançar resultados concretos na recuperação económica e ajudar a União Europeia a sair desta crise.

O setor da aviação foi fortemente afetado neste contexto pandémico atual. Pensar em estratégias de recuperação do setor, reinventá-lo e fazê-lo novamente crescer é hoje um dos grandes desafios.

A conferência, com a chancela da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), é constituída por três painéis relacionados com o lema da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia, aplicado ao setor da aviação: “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.