Pub

O complexo resulta de um investimento de 75 mil euros, com financiamento pela GRATER e apoios da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Governo dos Açores. A junta de freguesia local justificou a iniciativa, com a necessidade da criação de um espaço de memória da comunidade, que seja também pedagógico.

Na ocasião, o Secretário Regional da Saúde e Desporto referiu, lembrando a efeméride do dia de Portugal, que “é importante celebrar, a par da identidade, aquilo que somos, o que nos torna distintos e o que nos valoriza”. O governante relevou a importância do núcleo museológico/quinta pedagógica acabada de inaugurar “como testemunho de celebração da coesão comunitária e identidade”.

Clélio Meneses saudou a capacidade revelada de congregar parcerias para a concretização de uma obra que “dignifica os fundos disponibilizados pelas entidades parceiras – realçou – criando um espaço de convivência e vida saudáveis, como, de resto, preconiza a política da atual Secretaria da Saúde e Desporto, que propõe uma inversão da perspetiva da saúde nos Açores, no sentido de que vale mais prevenir do que curar”.

Pub

O Secretário regional da Saúde e Desporto reiterou a “aposta clara na literacia em saúde”, e em programas, por exemplo, de nutrição, nas escolas e em outras áreas da sociedade, bem como de programas de combate a dependências. Neste âmbito, destacou a iniciativa da criação de um programa interdisciplinar de combate às dependências “no qual as autarquias vão ter também papel essencial” – frisou.

Pub