Secretária Regional da Saúde destaca papel dos enfermeiros na sociedade

A Secretária Regional da Saúde destacou hoje, em Ponta Delgada, o papel de relevância que os enfermeiros assumem na sociedade, realçando a confiança que têm que transmitir aos utentes que diariamente recorrem ao Serviço Regional de Saúde.

Teresa Machado Luciano, que falava na cerimónia de vinculação à profissão, promovida pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, congratulou-se com a evolução registada nos últimos anos quer ao nível da formação base, quer no que diz respeito à complexificação e dignificação do exercício profissional da carreira, salientando que estes 81 novos enfermeiros se vão juntar aos 2.110 enfermeiros inscritos na Região e com cédula profissional atribuída pela Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros.

A Secretária Regional apontou o esforço do Governo dos Açores em dotar os quadros do Serviço Regional de Saúde com um adequado número destes profissionais, adiantando que se registou desde 2012 um aumento de 11% na carreira de enfermagem.

Na sua intervenção, anunciou que, só este ano, estão a decorrer concursos para mais 69 vagas, havendo, por isso, excelentes perspetivas de adesão destes profissionais aos quadros da Região.

A titular da pasta da Saúde realçou ainda o esforço levado a cabo em comum pela Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros e pela Universidade dos Açores, através das Escolas Superiores de Saúde, na formação e excelência nos cuidados de saúde a prestar a todos os Açorianos.

Questionada à margem da cerimónia sobre o estudo de empregabilidade levado a cabo pela Ordem dos Enfermeiros, a Secretária Regional da Saúde afirmou que o facto de os Açores apresentarem a maior taxa de emprego do país “ é um orgulho e mostra o empenho do Governo Regional para termos mais enfermeiros a prestarem melhores cuidados”.