São Roque do Pico homenageia Presidentes da Junta no 25 de Abril

Celebrar a liberdade e a democracia implica prestar contas, agradecer. Todos os presidentes de Junta do concelho de São Roque do Pico desde 25 de abril de 1974 foram agraciados pela Câmara de São Roque do Pico, na celebração do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos.

O Presidente da Câmara de São Roque do Pico, Mark Silveira, destacou a importância do poder local. Para Mark Silveira é essencial descentralizar o poder ao dotar as Juntas de Freguesia de mais recursos financeiros e humanos, uma vez que são os órgãos mais próximos da população.

Segundo o autarca, “as Juntas de Freguesia, principalmente as dos concelhos mais pequenos, não possuem os recursos necessários para fazer face àquilo que podem ser as suas competências e áreas de atuação”.

Nesse sentido, o Presidente da Câmara de São Roque do Pico sublinha a necessidade de intervir, “terá que ser feita uma profunda reforma do poder local, dando corpo a uma ainda maior descentralização e transferência de competências para as Juntas de Freguesia – o órgão do poder local mais próximo das populações”.

Em representação do Presidente do Governo Regional esteve presente Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. O secretário enalteceu os desafios das Juntas de Freguesia e a relevância do evento.

Segundo Gui Menezes “estas celebrações têm precisamente o propósito de ajudar a não esquecer esta data e esta celebração hoje reveste-se de ainda mais simbolismo por homenagear os primeiros autarcas a servirem as populações neste concelho do Pico no pós-25 de abril, que devem ter tido, com certeza, muitos desafios”.

A cerimónia de homenagem a todos os Presidentes da Junta que, de Santo Amaro a Santa Luzia, serviram o concelho contou com a atuação do Trio da Associação Cultural de São Roque do Pico. Estão em exposição no átrio da Câmara fotografias dos 42 agraciados.