Ricardo Medeiros destaca bom desempenho do índice de preços ao consumidor nos Açores

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade destacou hoje o bom desempenho do índice de preços ao consumidor nos Açores, que mantém a tendência decrescente e continua a apresentar valores muito reduzidos, de acordo com os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores.

Ricardo Medeiros salientou que a taxa média anual de inflação, com base nos últimos 12 meses até março, continua a aproximar-se cada vez mais do zero e a taxa homóloga, relativa à comparação com o mesmo período do ano anterior, é negativa ou nula há quatro meses consecutivos.

O Diretor Regional referiu que, em março de 2019, a taxa média anual nos Açores situava-se nos 0,29%, enquanto a taxa homóloga no mesmo período foi de -0,05%.

Estas taxas a nível nacional são de 0,99% e de 0,85%, respetivamente, o que, segundo Ricardo Medeiros, permite uma maior estabilidade de preços na Região, com claras vantagens para a população e para os agentes económicos.

Relativamente à taxa de variação mensal, foi de 1,4%, enquanto no continente essa taxa foi de 1,77%.

Por outro lado, a diminuição da taxa média dos últimos 12 meses resultou das reduções registadas nas classes ‘produtos alimentares e bebidas não alcoólicas’, de 1,19%, e ‘vestuário e calçado, de -4.64%, tendo a maior subida sido registada na classe ‘bebidas alcoólicas e tabaco’.

Desta forma, segundo o Diretor Regional, o acesso a bens essenciais – alimentação e vestuário – está mais facilitado para todos os Açorianos, uma vez que existiu mais rendimento disponível para a aquisição desses bens, pelo menos com base nos aumentos registados no rendimento mínimo regional assegurado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial