Ricardo M. Moura/Rui Ávila venceram Rali Lotus-Serra do Cume

Foto: Paulo Santos/GrafiksZone) Ricardo M. Moura/Rui Ávila, em Peugeot 206 RC

A dupla Ricardo M. Moura/Rui Ávila, em Peugeot 206 RC, venceu no sábado o Rali Lotus-Serra do Cume, a segunda prova do Além Mar Rali Challenge Açores (AMRCA 2019), terminando as seis classificativas corridas no concelho da Praia da Vitória com 37,1 segundos de vantagem para os mais diretos adversários.

Os vencedores foram os mais rápidos em 4 das “especiais” escaladas pelo OEC Motor Clube. Depois deles, Décio Gonçalves/Emanuel Barcelos (Citroën) estiveram sempre seguros da sua posição, com o jovem piloto em bom plano, e agora na liderança do “Challenge”. A fechar o pódio, Firmino Mendes, com Délio Rodrigues (Citroën), sempre rápido e com uma ponta final digna de nota. Foi o 1º nos Veteranos.

Novamente azarado, Ricardo Silva – com Inês Mendonça, no Saxo Cup – teve uma saída e vários problemas de pneus, perdendo muito tempo, mas ainda venceu as duas derradeiras PE’s. No Top 5 ficou o jovem Tiago Sousa – com Paulo Leal -, que ainda andou em terceiro, mas cujo Peugeot 206 não permite mais veleidades.

Em sexto, à conta de uma entrada demasiado cuidadosa, os irmãos João e André Ferreira (Peugeot) garantiram uma boa jogada pontual, batendo Teófilo Pires (Citroën) – que correu com a filha Natacha -, a quem uma pancada na “vala” da Serra do Cume prejudicou a atuação.

Depois deles, a juventude e o talento de Miguel Brazil/Rafael Costa (Nissan), também sem máquina para mais, e a vencedora feminina, Catarina Esteves (Renault) – com João Paulo Costa -, que não se livrou de um “susto” no troço de abertura.

Terminaram ainda Brian Duarte/Filipe Duarte (Renault) e Jessica Rego/Victor Brazil (Ford), num rali que tinha Paulo Santos/Fábio Pereira como grandes favoritos, mas o Peugeot 106 nem terminou a PE1. Também Alexandre Aguiar/Artur Dias (Renault) ficaram pelo caminho, sendo que Paulo Borges/Luís Faria (Skoda) não chegaram a arrancar.

As decisões finais no AMRCA estão marcadas para 28 de dezembro, com o Rali do Natal – Além Mar, prova marcada para a freguesia dos Biscoitos, e que será – a par do Rally Fim d’Ano, em Coimbra – a última competição motorizada de 2019, em Portugal.