Ribeira Grande no top’10 nacional no Índice da Presença na Internet

A Câmara da Ribeira Grande foi distinguida mais uma vez pela Universidade do Minho no âmbito da edição do ano 2019 dos prémios Índice da Presença na Internet. A autarquia ribeiragrandense figura no top’10 nacional categoria C4 – Participação.

Esta categoria visa avaliar o tipo e nível de participação e envolvimento que a autarquia oferece aos seus cidadãos e compreende oito indicadores que se debruçam sobre aspetos diversos, como a existência e disponibilização de canais de contacto direto que permitam a comunicação do cidadão, com os serviços específicos, com o presidente ou com os restantes membros eleitos.

Avalia também espaços de discussão e auscultação de opinião, a presença do município nas redes sociais e áreas específicas dedicadas à transparência e aos dados abertos e outras iniciativas específicas (como o orçamento participativo e a participação de ocorrências).

A representar a Câmara da Ribeira Grande na cerimónia de entrega dos prémios, que teve lugar em Guimarães, esteve António do Vale, coordenador técnico de informática.

A distinção atribuída à autarquia “realça o trabalho que vimos realizando ao nível da aproximação dos munícipes aos serviços disponibilizados, privilegiando um contato mais próximo e que vá ao encontro das necessidades do dia a dia das pessoas”, explicou Alexandre Gaudêncio.

“Estamos cientes que nos dias que correm as pessoas já não têm a mesma disponibilidade para se deslocarem aos serviços camarários para resolverem diversos assuntos e foi a pensar nisso que criamos várias soluções que permitem disponibilizar documentos on-line, acompanhar processos ou esclarecer dúvidas à distância”, acrescentou o edil.

Alexandre Gaudêncio vincou que “este prémio também valoriza a ação da Câmara ao nível da criação, aplicação e desenvolvimento do orçamento participativo, ferramenta que tem colocado o poder de decisão nas mãos dos munícipes.”