PUB

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, anunciou, no decorrer das comemorações do Dia Municipal da Igualdade, que se assinalaram no dia 24 de outubro, no Teatro Ribeiragrandense, que o primeiro Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município irá ser implementado já no início do próximo ano.

De acordo com o Edil, “já tínhamos esta ambição há algum tempo, sendo que necessitávamos de um parceiro com experiência e que nos aconselhasse no que deveríamos implementar na Ribeira Grande.”

O Plano da autarquia foi elaborado com o apoio técnico da Novo Dia – Associação para a Inclusão Social e visa combater as desigualdades, contribuir para a coesão social e para uma sociedade mais inclusiva através da definição de medidas prioritárias a implementar no território, envolvendo as organizações locais, os munícipes e os colaboradores da autarquia. O mesmo irá vigorar no quadriénio 2023/2026, e pretende ser um referencial estruturante da ação do concelho da Ribeira Grande.

PUB

Gaudêncio aproveitou a ocasião para reforçar a importância do papel ativo que as autarquias locais devem assumir, como forma de garantir uma sociedade mais inclusiva, coesa e igualitária.

Neste sentido, destaca-se a assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande e o projeto (A)MAR, para a abertura de um gabinete de apoio à comunidade LGBTI, na Ribeira Grande. O gabinete encontra-se sediado nas instalações da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal, sito Rua Luís de Camões, estando aberto ao público a partir do dia de hoje.

Pub