RIAC apoia eleitores a pedir Voto Antecipado até dia 16 de maio

Nestas Eleições Europeias, em 2019, todos os Eleitores, recenseados em território nacional que pretendam exercer o seu voto antecipadamente podem, agora, fazê-lo acedendo entre 12 e 16 de maio à Administração Eleitoral da Secretaria – Geral do Ministério da Administração Interna através do site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/ e seguindo as instruções disponíveis no referido sítio.

Alternativamente, os cidadãos interessados, poderão recorrer a qualquer uma das 54 Lojas da RIAC na região, caso pretendam apoio na realização desse procedimento.

No dia 19 de maio, após formalizado e bem-sucedido o processo, anteriormente, referido deverá o eleitor dirigir-se à mesa de Voto (escolhida por si quando efetuou o pedido) acompanhado pelo seu Cartão de Cidadão e exercer o seu direito de voto.

Recorde-se que o alargamento da possibilidade de votar antecipadamente é uma das novidades da legislação vigente, a qual anteriormente colocava grandes restrições ao exercício de voto antecipado.

Para mais informações estão disponíveis através da Linha Verde de Apoio ao Cidadão do Governo dos Açores – 800 500 501 (Chat e Skype disponíveis), através do endereço eletrónico [email protected] ou por mensagem na página www.facebook.com/riac.gov. Todos estes canais estão disponíveis de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 22:30h, domingos e feriados, das 10h00 às 22:30h.

A Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, organismo na dependência da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, foi criada com o propósito de racionalizar e modernizar o atendimento da Administração Regional, com vista à melhoria da interação desta com os cidadãos e empresas. Oferece, atualmente, um vasto leque de serviços e de conteúdos informativos, em diversas áreas, simplificando acesso dos cidadãos não só à Administração Pública Regional, mas também à Administração Central e Local, bem como outras entidades públicas e privadas.