Revelados retratos oficiais do ex-casal presidencial dos EUA Barack e Michelle Obama

A National Portrait Gallery revelou hoje os retratos oficiais do ex-casal presidencial dos Estados Unidos Barack e Michelle Obama, obras pintadas por dois artistas afro-americanos que passam a figurar na ala presidencial desta galeria da rede de museus Smithsonian.

Todos os antigos Presidentes dos Estados Unidos têm o seu retrato exposto na National Portrait Gallery, em Washington.

O retrato do ex-Presidente Barack Obama foi pintado por Kehinde Wiley, artista afro-americano residente em Brooklyn (Nova Iorque) que é conhecido pelas suas obras de grandes dimensões e com cores vibrantes de figuras também elas afro-americanas.

O retrato da ex-primeira-dama Michelle Obama foi criado pela artista igualmente afro-americana Amy Sherald, residente em Baltimore e vencedora do primeiro prémio do Portrait Gallery’s 2016 Outwin Boochever Portrait Competition.

Os dois artistas foram escolhidos pessoalmente pelo casal Obama.

A par do facto de Barack e Michelle Obama serem o primeiro casal presidencial afro-americano, a estação norte-americana CNN destacou que Kehinde Wiley e Amy Sherald são os primeiros artistas afro-americanos a entrarem nesta importante galeria.

O canal também destacou que Kehinde Wiley e Amy Sherald são dois artistas plásticos norte-americanos contemporâneos.

“Ninguém na minha árvore genealógica, tanto quanto eu sei, tem um retrato pintado”, disse Barack Obama, durante a apresentação, cerimónia que contou com vários convidados, como o realizador Steven Spielberg ou o ator Tom Hanks.

Os retratos oficiais de Barack e Michelle Obama estarão disponíveis ao público a partir de terça-feira.

Um segundo e diferente conjunto de retratos do ex-casal presidencial será eventualmente pendurado na Casa Branca.

Barack Obama, democrata, cumpriu dois mandatos presidenciais, de 2009 a 2017.