Reuniões Bilaterais sem acesso à informação, diz António Ventura

António Ventura lamenta que o Governo ainda não tenha entregue a ata da penúltima reunião da Comissão Bilateral Permanente EUA-Portugal e toda a documentação entregue pelas duas partes, assim comos as atas das reuniões bilaterais desde 1995.

O Parlamentar afirma que a atas e toda a documentação foram solicitadas “há seis meses de modo a perceber na integra o que ocorreu e todos os documentos que foram apresentados pelas duas partes desde 1995”.

De acordo com o Deputados “mais uma vez o Governo desrespeita a Assembleia da República porque não responde nos prazos estipulados, até parece que o Governo esconde algo”.

António Ventura questiona “sobre o que esconde o Governo, tendo em conta que este tipo de atitude levanta suspeitas, cria especulações e não abona a favor da necessária confiança e credibilidade no processo de descontaminação”.

O Deputado refere que “foi aprovado o requerimento do PSD para chamar o Ministro dos Negócios Estrangeiros à Comissão dos Negócios Estrangeiros para prestar as devidas explicações sobre as conclusões da 39ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América, pelo que se espera que antes da sua vinda tenhamos acesso aos documentos solicitados”.

Para António Ventura “é inadmissível que o Governo continue a fazer deste tema da descontaminação e das negociações à volta da Base das Lajes um tabu”.

O Parlamentar menciona que “um Governo responsável elege a transparência, a informação e a comunicação”