O auditório da Escola Secundária da Lagoa foi pequeno para acolher os responsáveis dos Ranchos de Romeiros, cujo tema foi:” A Paz é o Caminho” abordado pelo irmão e Padre Doutor José Júlio Rocha da ilha Terceira.
Antes de tudo começar foi “bonito” ver quando recebiam os crachás de identificação os abraços de amizade entre todos os Irmãos Romeiros, pois estiveram afastados quase três anos.
Logo pela manhã foi feita uma assembleia geral para se aprovar as contas do Movimento de Romeiros de São Miguel – Associação, que decorreu com normalidade.
Após a assembleia geral, o padre Júlio Rocha, que é uma pessoa que segue o movimento de romeiros há cerca de quatro anos e fez esta dissertação em prol do movimento dos Romeiros com o tema “A Paz é o Caminho”.
O Padre Doutor Andrzej Creki, também foi um dos oradores, deste retiro baseado na sua tese de doutoramento. Além de padre também é romeiro e adotou o Rancho de Romeiros da Ribeira Quente para participar na romaria.
Para que este retiro corresse bem houve distribuição de tarefas pelos ranchos presentes. A sala foi ornamentada pelo rancho do Rosário, Oração e apoio na Refeição, São José, Alfaias Litúrgicas para a Eucaristia, São Roque, Cânticos e Salmo, Remédios de Ponta Delgada, Ato Penitencial, Santa Barbara- Ponta Delgada, 1ª e 2ª leituras, Porto Formoso e Santo António – Ponta Delgada, Oração Universal, Milagres Arrifes.
Além dos Ranchos de Romeiros da ilha de São Miguel, vamos ter um este ano o Rancho da Diáspora, pois nesta assembleia teve um seu representante.
Em conversa com o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. Armando Esteves Domingues, este mostrou-se já muito conhecedor do Movimento dos Romeiros de São Miguel e diz ter chegado atempo de conviver e participar na preparação das Romarias do presente ano.
Para terminar este retiro, e pelas 16H00 celebrou-se a Eucaristia, presidida pelo Bispo de Angra e Ilhas dos Açores D. Armando Esteves Domingues, com todos os presentes.