Com o objetivo principal de garantir o cumprimento dos normativos em vigor, atendendo ao contexto pandémico vivenciado, a PSP reforçou as operações de fiscalização rodoviária, como forma de prevenção de incumprimentos da restrição de circulação entre concelhos, e aumentou a visibilidade policial nos locais onde habitualmente ocorre maior afluxo de pessoas.

Desta operação foram destacados os seguintes resultados operacionais do Comando Regional dos Açores, através da Divisão Policial de Ponta Delgada, Divisão Policial de Angra do Heroísmo e Divisão Policial da Horta, na Região Autónoma dos Açores.

A PSP concretizou um total de 12 detenções, sendo de destacar 7 por condução sob o efeito de álcool, 3 por falta de habilitação legal para conduzir, 1 por tráfico de estupefacientes e 1 por furto e apreensão de 1 arma branca.

Na vertente da segurança rodoviária, foram realizadas 54 ações de fiscalização, 1429 viaturas fiscalizadas e realizados 466 testes de submissão de controlo de álcool, tendo sido detetadas 163 infrações de natureza contraordenacional, das quais se destacam 17 por influência de álcool, ou seja, não se encontravam em condições de garantir uma condução segura (com valores de teste que qualificam o comportamento como contraordenação e não crime), 75 por excesso de velocidade, 39 por estacionamento indevido, 11 por falta de documentos, 7 por falta de uso de cinto de segurança e 3 por utilização de telemóvel durante a condução.

No decorrer destas fiscalizações foi ainda possível identificar 41 cidadãos em situação irregular na via pública, em incumprimento às normas em vigor durante a Páscoa.

Por fim, e como não poderia deixar de ser, enaltecemos uma vez mais o excelente espírito cívico de todos os cidadãos que, nesta época de tradição familiar, observaram as recomendações das autoridades de saúde por todo o território nacional e reduziram as suas deslocações, facilitando o cumprimento da missão da PSP.