PS defende medidas concretas para transformar Ponta Delgada numa verdadeira “Smart City”

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Ponta Delgada apresentaram, na reunião camarária desta quinta-feira, a implementação de medidas concretas para transformar a maior autarquia dos Açores numa verdadeira “Smart City” (Cidade Inteligente).

Para os socialistas, os projetos no âmbito das “Smart Cities” podem dar respostas aos problemas que atualmente enfrentam os espaços urbanos e sustentam que, nesta como noutras matérias, Ponta Delgada tem o dever e a obrigação de liderar.

Consideram ser fundamental promover a gestão inteligente na cidade, através de soluções robustas e integradoras com vista a prestar serviços modernos e de proximidade ao cidadão, ao aumento da competitividade das empresas, à valorização do conhecimento, da inovação e do capital humano com a finalidade de potenciar a qualidade de vida das gerações de hoje, sem comprometer o futuro das próximas, contribuindo, assim, para um desenvolvimento inteligente e sustentável.

Mais do que elencar o pouco que existe em Ponta Delgada ou de reconhecer que há ainda muito a fazer, a Vereação do PS propôs a concretização de medidas como a criação de um sistema integrado e inteligente de gestão de mobilidade terrestre que inclua gestão de tráfego, de transporte coletivo de passageiros e de estacionamento, permitindo, neste caso, a conceção de tarifários flexíveis em função das reais taxas de ocupação e do volume de veículos.

Os socialistas defendem também a implementação de medidas de gestão inteligente do consumo de energia e ainda o aumento, sempre que possível, do recurso a fontes de energia renovável em todos os serviços e dependências municipais.

A instalação de painéis digitais com informações obtidas por sensores, tais como a qualidade do ar e o ruído, permitindo a sua disponibilização, monitorização e controlo, para melhorar a qualidade de vida, é outra medida que os socialistas querem ver concretizada pelo executivo camarário.

O maior município dos Açores tem que passar de “cidade com potencial” a uma potência no domínio das “Smart Cities”, consideram os Vereadores do PS na Câmara Municipal, reiterando que é fundamental implementar medidas concretas que visam melhorar o dia a dia de todos aqueles que vivem, trabalham e visitam Ponta Delgada.

 

COMUNICADO DA REUNIÃO DE CÂMARA 8 FEVEREIRO 2018-1