PUB

O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje o reforço dos mecanismos de apoio às famílias que estejam numa situação de sobreendividamento face ao atual cenário económico e social.

Vasco Cordeiro considerou que “é necessário, à semelhança do que aconteceu no passado, que haja um reforço dos mecanismos que podem ajudar as famílias a ultrapassar” as dificuldades com que estão ser confrontadas na sequência, por exemplo, do aumento das taxas de juro do crédito à habitação.

O dirigente socialista falava hoje, aos jornalistas, à saída da reunião que manteve com a direção do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, na Fajã de Cima, freguesia do concelho de Ponta Delgada.

PUB

O também líder do grupo parlamentar do PS/Açores reiterou a necessidade de criação de um apoio de emergência para ajuda alimentar às famílias que “estão numa maior situação de fragilidade”.

“Cada vez mais vai-se recebendo a informação que mesmo agregados familiares que não correspondem ao perfil típico de uma família carenciada, mas fruto das circunstâncias, estão a cair numa situação em que necessitam de ajuda”, disse.

Vasco Cordeiro defendeu a “urgência de pôr em funcionamento medidas que ajudem as famílias com crédito à habitação, devido ao impacto doloroso e intenso da prestação mensal”.

O dirigente socialista preconizou a necessidade de se reformular os programas de apoio à habitação da responsabilidade da região que “foram estabelecidos e funcionaram numa altura em que fizeram todo o sentido, mas que hoje é preciso mudar para adaptá-los a uma nova realidade”.

“Isso é também urgente e uma das soluções que pode ajudar as famílias e jovens casais que se debatem com uma necessidade de habitação a terem as condições para poderem satisfazer esse direito, com taxa de esforço de cada agregado familiar, mas igualmente com a intervenção por parte da região, que pode ajudar a desbloquear a situação para essas situações”, afirmou Vasco Cordeiro.

Pub