Proteção Civil e Marinha nos Açores em contínua cooperação

O navio patrulha oceânico da Marinha NRP Viana do Castelo, atualmente em missão na Região Autónoma dos Açores, irá participar nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil em 1 de março no porto das Pipas em Angra do Heroísmo, a convite do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O NRP Viana do Castelo é uma das várias unidades navais que, permanentemente, asseguram o dispositivo da Marinha na Região dos Açores e constitui-se como uma unidade de grande valor estratégico, fundamental para apoiar a Região em caso de calamidade ou catástrofe natural.

Sobre as capacidades do navio há a referir a capacidade para transportar e alojar pessoas, transportar equipas de intervenção, efetuar levantamentos hidrográficos expeditos nos portos, projetar equipas técnicas para apoio às populações nos locais sinistrados e ainda prestar apoio médico-sanitário. Neste âmbito, o navio dispõe de meios para apoio médico-sanitário à população civil, contando com uma enfermaria de bordo com capacidade para cuidados de saúde primários, pequena cirurgia e suporte básico de vida.

Possui ainda capacidade de armazenamento de medicamentos, apósitos, bem como de equipamentos que podem ser facilmente projetados para qualquer local em caso de catástrofe.