Pub

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as duas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de vento “com direção de sudoeste” no período entre as 21:00 locais (22:00 de Lisboa) de hoje e as 09:00 horas de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Proteção Civil dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, entre as quais, a consolidação de telhados, portas e janelas e que sejam guardados os objetos soltos do jardim que possam ser projetados pelo vento.

“Um objeto, mesmo que leve, projetado por vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e acidentes pessoais graves”, alerta a Proteção Civil açoriana.

O Serviço Regional de Proteção Civil aconselha ainda que a população mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às residências.

“Caso tenha conhecimento de uma situação que possa provocar danos, alerte as autoridades competentes”, refere também.

Grupo Ocidental

Aviso AMARELO referente a: VENTO.  No período entre as 21:00 de hoje, dia 14, e as 09:00 horas de amanhã, dia 15 de janeiro. Vento com direção de sudoeste.