Projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar de Ponta Delgada divulgados hoje

O Presidente do Município de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, anunciou, esta tarde, os projetos vencedores da 3.ª edição do Orçamento Participativo Escolar (OPE), referente ano ano letivo 2018/2019, que envolveu as seis escolas do concelho que lecionam o 3.º ciclo: Arrifes, Capelas, Ginetes, Antero de Quental, Domingos Rebelo e Laranjeiras.

No salão nobre, perante alunos, professores e encarregados de educação, o edil salientou a importância deste projeto, pioneiro na região e no país, que tem contribuído para a valorização das condições físicas e materiais das escolas, mas, também, para a dinamização das atividades das mesmas. “O OPE tem a vantagem de certificar o valor da participação e do poder de proximidade e  a particularidade de o destinatário das decisões assumir também o papel de decisor”, sustentou o Presidente do Município.

José Manuel Bolieiro acrescentou que esta iniciativa de promoção da participação cívica estimula os alunos a terem uma maior consciência das necessidades, a elencarem prioridades e a priorizarem o investimento.

No OPE, são os alunos do 7.º ano de escolaridade que propõem, em diálogo com a restante comunidade escolar, os projetos orçados em até 1500 euros, que depois são sujeitos a votação pelos restantes alunos.

Na Escola Básica e Integrada de Arrifes venceu a proposta que prevê a colocação de Mesas no Exterior; os alunos da Escola Básica e Integrada de Capelas votaram na aquisição de Materiais de Desporto; a Escola Básica Integrada de Ginetes vai ver melhorada a sala de convívio dos alunos; na Escola Secundário Antero de Quental vai ser adquirido material de informática; a Escola Secundária Domingos Rebelo vai melhorar o espaço dedicado à investigação e informática na biblioteca; e a Escola Secundária das laranjeiras vai ver a sua Internet melhorada.

“Satisfeito com o alcançado e ambicioso na conquista de mais participantes”, o autarca pontadelgadense destacou a qualidade do OPE e a credibilidade do mesmo pela sua concretização imediata: os projetos anunciados hoje vão ser, no que depender do Município, executados até ao final do presente ano civil e financeiro, e, quiçá, e no desejo do Presidente, até ao final do presente ano letivo.

Na cerimónia, em que também foram atribuídos os certificados de participação do OPE de Ponta Delgada, Bolieiro dirigiu uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido pelos técnicos afetos à iniciativa e pela boa relação mantida com as escolas.

O edil lembrou, ainda, algumas políticas municipais direcionadas para a área da Educação, nomeadamente a melhoria do parque escolar, através de requalificação, valorização e ampliação do edificado instalado; a atribuição de bolsas de mérito; e o projeto Ciência Divertida; entre outros.