PUB

O projeto “Açores na Rota da Energia” vai percorrer todas as ilhas da região, sendo nas escolas o objetivo sensibilizar os alunos do 3º ciclo para a temática das alterações climáticas, anunciou hoje o executivo açoriano.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, promovida em colaboração com a ADENE – Agência para a Energia, na sequência de um protocolo.

As sessões são direcionadas aos cidadãos, às escolas, à administração pública e às empresas.

PUB

De acordo com uma nota de imprensa do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), no caso das escolas, o “principal objetivo é sensibilizar os alunos do 3.º ciclo para a temática das alterações climáticas e para a importância da energia neste domínio”, alertando para a “relevância do compromisso individual da poupança energética, através das mudanças de comportamento no seu dia a dia, com vista, designadamente, à poupança de energia”.

Segundo a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestrutura, nos restantes casos, as formações “pretendem promover o aprofundamento dos conhecimentos em matéria de eficiência e poupança energética e abordar a importância de ler e interpretar a fatura elétrica e a nova etiqueta de energia”.

“São, ainda, abordados os sistemas de incentivo disponíveis nos Açores com o objetivo de promover o recurso a fontes de energia renováveis para obtenção de poupança e redução da fatura de energia”, refere-se na nota de imprensa.

O projeto “Açores na Rota da Energia” irá chegar a todos as ilhas até ao final de 2024, tendo já decorrido sessões em São Miguel e em Santa Maria.

As ações de formação e sensibilização enquadram-se, também, no projeto europeu LIFE IP CLIMAZ, que pretende auxiliar a região na persecução dos seus objetivos no âmbito da eficiência, poupança e mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

Pub