“Privados têm sabido acompanhar as novas dinâmicas que se verificam na Ribeira Grande”

Com 165 alojamentos locais registados à data e com tendência para o mercado de alojamento continuar a crescer na Ribeira Grande, o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, não escondeu a satisfação por se verificar que as novas dinâmicas estão a atrair investimento privado.

“É com satisfação que vemos os privados acompanharem as novas dinâmicas que se verificam na Ribeira Grande. As apostas que vimos realizando ao longo dos últimos anos têm-se traduzido num crescente número de visitantes e essa perceção por parte dos empresários levou a que investissem no setor do turismo, principalmente na criação de alojamentos locais”, disse.

Alexandre Gaudêncio frisou que “a Ribeira Grande deu um salto qualitativo e quantitativo em poucos anos fruto de uma estratégia e de uma linha orientadora que se têm revelado bastantes produtivas em termos de captação de fluxos turísticos que se traduzem na necessidade do mercado responder à procura.”

“A Ribeira Grande, em 2014, tinha pouco mais de dez alojamentos registados. Daí para cá, com a dinâmica que vimos imprimindo ao concelho, atingimos em junho de 2018 a centena de alojamentos e até ao presente já temos registados 165 AL’s”, apontou o edil.

Alexandre Gaudêncio entende, assim, que “o município da Ribeira Grande tem vindo a afirmar-se ao longo dos últimos anos como um dos que mais tem crescido ao nível do investimento privado em alojamentos locais, contribuindo para o desenvolvimento do concelho, da economia local e para o elevar da oferta em matéria de dormidas junto de quem nos procura e visita.”

Para além do investimento em si, o crescimento de unidades de alojamento local tem proporcionado a recuperação e renovação de habitações que se encontravam fechadas, devolutas ou em ruínas.

“Um bom exemplo do trabalho de recuperação é o NorthShore Hostel, que combina modernidade com o respeito pela traça antiga do edifício, principalmente a fachada que remonta ao início do século XVI”, salientou o autarca durante uma visita ao espaço, acompanhado pelo vereador Carlos Anselmo e pelo presidente da junta de freguesia da Matriz, Hernâni Costa.