Um homem ficou em prisão preventiva por ser suspeito de vários episódios de violência doméstica contra o pai e a avó, em Ponta Delgada, nos Açores, para “obter dinheiro” para a compra de droga, informou hoje a PSP.

“A detenção do suspeito surge enquadrada em vários episódios de violência cometidos pelo arguido, de 28 anos, sobre os seus familiares, no caso, contra o pai e a sua avó, esta última de idade avançada, num quadro de especial censurabilidade por se tratar de pessoa especialmente fragilizada, não só pela idade, mas sobretudo pelos seus graves problemas de saúde”, explica o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores, em comunicado.

Segundo a PSP, a investigação iniciou-se em setembro, após uma queixa apresentada pelas vítimas.

Na altura, o homem foi detido “em situação de flagrante delito”, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de “afastamento da residência e proibição de contactos com os familiares”.

Contudo, refere a PSP, continuaram a ocorrer “inúmeros episódios de violência, sobretudo emocional e verbal sobre o pai e a avó”, “em absoluto desrespeito” pelas medidas determinadas pelo Tribunal, tendo o suspeito sido novamente detido.

Após presente a interrogatório judicial, o Tribunal aplicou-lhe “a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva”, acrescenta a PSP, adiantando que na “génese da prática do crime está associada ao consumo de drogas sintéticas”.

“Grande parte da violência praticada neste caso concreto, à semelhança de outros, teve como propósito a obtenção de dinheiro que o arguido exigia ao seu pai e à sua avó para adquirir matéria estupefaciente”, lê-se na nota.

PUB