Pub

Ponta Delgada, Açores, 26 mai 2022 (Lusa) – O presidente do Governo dos Açores vai participar no fim de semana, em Ontário, no Canadá, na 39.ª gala anual da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, anunciou hoje o gabinete de imprensa do executivo.

De acordo com o programa divulgado, na sexta-feira, em Toronto, José Manuel Bolieiro vai manter um encontro com representantes de órgãos de comunicação social de expressão portuguesa do Ontário.

No Canadá reside uma expressiva comunidade de origem açoriana, de forma particular na província de Ontário, que mantém as tradições culturais, etnográficas, religiosas e sociais dos Açores através da realização de vários eventos.

No sábado, José Manuel Bolieiro visita a exposição fotográfica comemorativa dos 500 anos dos romeiros de São Miguel e dos 30 anos dos romeiros do Canadá, da autoria de Joseph Amaral, patente na Peach Gallery, em Toronto.

Na tarde do mesmo dia, arranca a gala anual da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, que vai reconhecer líderes comunitários e empresários, distribuindo ainda algumas dezenas de bolsas de estudo a alunos lusodescendentes.

No domingo, o presidente do Governo dos Açores desloca-se ao Festival Multicultural Carassauga 2022, visitando os espaços de Portugal e dos Açores no certame.

O governante promove ainda um encontro com entidades representativas das comunidades açorianas da província na Casa dos Açores do Ontário.

A emigração de açorianos para o Canadá foi potenciada em 1953, após a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e o país.

No entanto, o contacto dos açorianos com o Canadá remonta ao período da “descoberta” do continente norte-americano.

Apesar de os pioneiros açorianos terem desembarcado no porto de Halifax, na província da Nova Escócia, estes acabariam por se fixar nas províncias de Ontário e Québec, bem como na British Columbia, exercendo funções na área da agricultura, construção civil, caminhos-de-ferro e serviços.

As comunidades açorianas estão situadas na província do Ontário, na cidade de Toronto e arredores, no Quebeque, nas cidades de Montreal e arredores, na British Columbia, em Vancouver, encontrando-se também em Kitimat no extremo norte desta província, em Manitoba, na cidade de Winnipeg, e em Calgary, Edmonton e Victória, na província de Alberta.

Pub