No âmbito do segundo e último dia da visita estatutária à ilha de Santa Maria, o presidente do Governo Regional, o socialista Vasco Cordeiro, inaugurou hoje o núcleo museológico, na sequência da ampliação e reabilitação de um edifício existente.

O líder do executivo açoriano acredita que a inauguração do polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, juntamente com as obras de requalificação do cinema do aeroporto e da torre do aeroporto são bons exemplos da aposta do Governo Regional na cultura.

O espaço deverá acolher, a partir do próximo mês, uma exposição permanente com a temática “A primeira ilha”, uma alusão ao facto desta ter sido a primeira ilha do arquipélago a ser descoberta e que “versa sobre a história da ilha de Santa Maria no contexto arquipelágico”.

“Este novo núcleo será como que a porta de entrada para o conhecimento mais alargado do arquipélago, explicando a aventura da travessia do Atlântico, as formas de ocupação territorial, as culturas introduzidas e demais particularidades do povoamento de Santa Maria”, explicou o governante.