Presidente da Câmara destaca importância do El Açor

A Câmara Municipal associou-se a mais uma edição do El Açor – Festival Internacional de Tunas pelo seu contributo na promoção de Ponta Delgada e na valorização das tunas académicas, bem como do estreitamento da ligação entre a Câmara Municipal e a Universidade dos Açores.

“É um orgulho para Ponta Delgada ser palco, pelo 19.º ano consecutivo, daquele que é considerado um dos melhores festivais de tunas masculinas a nível nacional, num evento que reúne, uma vez mais, seis tunas do continente português a concurso e, ainda, as tunas residentes da Universidade dos Açores, além dos incontornáveis Tunalhos”, afirmou José Manuel Bolieiro na sua mensagem de boas-vindas.

O edil acrescenta que “essa dinâmica contribui para a promoção de Ponta Delgada, da ilha de São Miguel e dos Açores no contexto nacional”, pois “quem participa no El Açor tem oportunidade de contactar com a nossa natureza e cultura, de crescer com essa experiência e, certamente, de sentir vontade de regressar”.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu esta tarde, uma vez mais, as tunas a concurso no El Açor.

Foram mais de duzentos os estudantes que abrilhantaram com a sua música e boa disposição, os Paços do Concelho, numa iniciativa que atraiu a atenção de locais e estrangeiros.

A vereadora da área da Cultura, Maria José Duarte, acolheu os mais de duzentos estudantes e partilhou do espírito dos tunos, tendo, no final da receção, afirmado que o El Açor traz, sem dúvida, muita alegria à nossa cidade”.

Nesta receção, cada tuna a concurso no El Açor, na Praça do Município, “apresentou-se” à cidade de Ponta Delgada.

A concurso vão estar a Tuna da Universidade Católica Portuguesa – Porto, Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto, Estudantina Universitária de Coimbra, Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa, Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e FAN-Farra Académica de Coimbra.

Neste festival, que já faz parte do programa cultural da cidade de Ponta Delgada, também vão estar presentes os Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores; Tuna Com Elas – Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade dos Açores;  Enf’In Tuna – Tuna Mista da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada; e  TAUA – Tuna Académica da Universidade dos Açores.  São convidados do evento o Urro das Marés.

O El Açor é organizado pelos Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores, com o apoio da Câmara de Ponta Delgada.

Tem lugar hoje e amanhã no Coliseu Micaelense.