Premiados vencedores de concurso de presépios ma Lagoa

A Câmara Municipal de Lagoa realizou, ontem, a cerimónia de entrega de prémios do 29º Concurso de Presépios, no Convento de Santo António.

Este ano, esta iniciativa contou com a participação de 23 participantes, tendo sido atribuídos prémios aos três primeiros lugares de cada categoria e classe a concurso, nomeadamente nas categorias de presépio  tradicional e de presépio original. Todos os participantes receberam um certificado de participação.

Na ocasião, a vereadora da área da educação e cultura, Albertina Oliveira, deixou palavras de felicitação a todos os que participaram nesta iniciativa que “pretende promover a arte bonecreira lagoense, preservando uma tradição popular e cultural identitária do concelho, através de uma manifestação artística como a construção do presépio e apelando à criatividade individual e institucional.

De acordo com Albertina Oliveira, “a Lagoa pretende afirmar, cada vez mais, a sua tradição de cidade presépio”. Para isso, a edilidade promoveu, ao longo do ano passado, vários eventos nomeadamente a conclusão da terceira e última fase do Núcleo Museológico do Presépio, no Convento de Santo António. Outra das novidades foi a inauguração do presépio das grutas do Convento, no passado mês de dezembro e que irá permanecer aberto durante todo o ano. Além disso, foi criada em 2019, a rota bonecreira, um recurso que identifica e mapeia os bonecreiros que no concelho dão continuidade a esta arte idiossincrática da Lagoa.

Foram, assim, entregues na categoria de Presépio Tradicional, referentes à classe de pessoas e singulares, o prémio ao vencedor Emanuel Maré. Fábio Cabral ficou em segundo lugar e Rúben Alcaidinho recebeu o terceiro prémio. Na classe de escolas, jardins de infância e CATL’s e classes de catequese, venceu a Escola EB1/JI Prof. Octávio Filipe. Em segundo lugar, ficou a Escola EB1/JI Dr. Francisco Carreiro da Costa – Programa Específico do Regime Educativo Especial Sócio Educativo do Pré-Escolar.

Na classe referente às instituições públicas e privadas do concelho, venceu a Junta de Freguesia da Ribeira Chã, seguido do Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã – Centro de Idosos.

Na categoria de Presépio Original, na classe de pessoas singulares, venceu Sandra Paula Silva e ficou em segundo lugar Ana Martins, sem mais concorrentes nesta classe. Na classe de escolas, jardins de infância, CATL´s e classes de catequese, o primeiro classificado foi a Biblioteca da Escola Secundária de Lagoa, seguida da Escola Secundária de Lagoa 2º VOC e do CATL “O Borbas”.

Finalmente, na classe de instituições públicas e privadas do concelho, o prémio de primeiro lugar foi entregue ao CATL do Centro Sócio Cultural de São Pedro. Em segundo lugar, ficou classificado o presépio da Secretaria da Escola Secundária de Lagoa e, em terceiro lugar, o Centro de Dia e Convívio do Centro Sócio Cultural de São Pedro.