Praia dos Moinhos vai ter cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida

A Câmara da Ribeira Grande candidatou-se ao programa Praia Saudável da Fundação Vodafone Portugal para obter uma cadeira de praia para pessoas com mobilidade reduzida que vai permitir uma maior e melhor utilização das zonas balneares por parte de quem apresenta algum tipo de limitação e que carece de apoio para usufruir, em pleno, do contato com o mar na época de verão.

A cadeira, cujos trâmites do transporte do continente para a Ribeira Grande estão a ser tratados, vai ficar sediada na praia dos Moinhos, na freguesia do Porto Formoso, e a sua utilização por parte dos utentes que a requeiram contará com o apoio dos nadadores salvadores que estão de serviço no local no decorrer da época balnear, no horário entre as 11.00 e as 19.00 horas.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, não escondeu a satisfação pelo facto do município ter sido novamente contemplado com uma cadeira anfíbia. “Foi com muita alegria que recebemos a informação que a praia dos Moinhos tinha sido contemplada com uma cadeira anfíbia”, disse.

Alexandre Gaudêncio destacou, a propósito, “o empenho que a edilidade tem colocado para criar mais condições para que todas as pessoas possam ter acesso ao usufruto das nossas zonas balneares”, lembrando que “a cadeira anfíbia já tinha sido disponibilizada na praia de Santa Bárbara e nas piscinas Viriato Madeira foi colocada uma cadeira hidráulica”.

A praia dos Moinhos ganha assim um novo impulso com a disponibilização da cadeira de praia para pessoas com mobilidade reduzida. A cadeira anfíbia permite, sem transformações ou adaptações, andar na areia ou noutro tipo de superfície e flutuar na água, proporcionando a qualquer passageiro o acesso à praia, passear junto ao mar ou banhar-se em águas calmas.