Povoação celebra 180º Aniversário a 3 de julho

No dia 3 de julho o município da Povoação assinala 180 anos de vida. Na cerimónia solene que decorrerá, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, serão distinguidos com Mérito Industrial, a Queijaria Furnense; pertencente à família da Jovem empresária Paula Rego, que teve o empreendedorismo e arrojo para desenvolver um projeto inovador, tendo por base o queijo que, na sua composição, tem a famosa água azeda das Furnas. O empreendimento já se diversificou com a criação dos bombons do vale, com creme de queijo, e também com o surgimento de um ponto de venda e degustação. Esta família é ainda detentora de uma exploração de agropecuária no Vale das Furnas.

O Mérito Comercial será atribuído à Lobeira – Restauração e Turismo, Lda, empresa pertencente a outra família do concelho, neste caso da Ribeira Quente, a família Rita, que é proprietária do Restaurante Ponta do Garajau, do Bar da Praia – Costa Sul e que também está ligada à pesca do atum.

O Mérito Desportivo irá para o Clube de Karaté Shotokan da Povoação, um clube que incentiva a prática do desporto e hábitos de vida saudável. Atualmente tem mais de três dezenas de atletas inscritos nos vários escalões. O Clube é membro da Associação Karate dos Açores (AKA), da Federação Nacional de Karate Portugal (FNKP) e da Shotokan Karate Internacional Federação Canadá (SKIF).

Nesta sessão solene será ainda atribuído um Mérito Social a António Pacheco Moniz, furnense de gema, que foi, desde sempre, um animador sociocultural da sua comunidade.