Foto: Melogym
Pub

A decorrer em Pesaro, Itália, o 12º Campeonato da Europa de Ginástica Aeróbica, são 9 os ginastas açorianos na Seleção Nacional a representar Portugal. Participam 22 federações com 161 ginastas seniores e 164 juniores.

Além de Portugal, estão presentes Alemanha, Azerbaijão, Bielorússia, Bulgária, Eslováquia, Espanha, Federação Russa, Finlândia, França, Grécia, Grã-Bretanha, Hungria, Lituánia, Moldávia, República Checa, Roménia, Suécia, Turquia, Ucrânia e o país anfitrião, a Itália.

No primeiro dia de qualificações, Portugal faz história na Aeróbica com Rui Cansado ao tornar-se o primeiro ginasta sénior, em Individual Masculino, a conseguir uma final num Campeonato da Europa em Ginástica Aeróbica.

O ginasta açoriano alcançou os 20.750 pontos (8º lugar), classificação que lhe permitiu a passagem à final.

Pub

No campeonato da Europa apenas se podem inscrever os dois melhores de cada categoria e apenas 1 grupo por nação. Apesar dos Açoreanos não conseguirem apurar mais ginastas seniores para a final (Individual feminino e Par misto com Sara Silva e Rui Cansado), todos os juniores marcaram uma entrada na final onde os 8 melhores trios e grupos europeus competirão no próximo domingo.

Tomás Amaral, Leonor Januário e Cláudia Pinheiro vão à final em 5º lugar na categoria trio, enquanto que, Filipa Leite, Lara Faria, Cláudia Pinheiro, Neuza Rocha e Zamy Tomé, apuram-se em 8º na categoria Grupo.

No segundo dia de qualificações entram em prova os açorianos Tomás Amaral e Leonor Januário nas categorias Individual Masculino e Par Misto.

A competição pode ser acompanhada em gymtv.online

Pub