Pelo quarto ano consecutivo, Ponta Delgada foi distinguida com o galardão de Município Amigo do Desporto devido às boas práticas que a autarquia, presidida por Maria José Lemos Duarte, tem vindo a desenvolver nesta área.

O processo de atribuição do galardão tem por base um sistema de reconhecimento público de boas práticas na intervenção dos municípios na área do desporto e da atividade física, nomeadamente em relação à organização e ao planeamento de programas de atividade e formação física, instalações e organizações desportivas.

O Município Amigo do Desporto é um programa que reconhece também as parcerias e estratégias de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética e, ainda, as práticas de desporto solidário e a promoção da ética e valores desportivos.

Esta distinção é uma mais valia para Ponta Delgada, na medida em que certifica o contínuo investimento público no desporto e na atividade física, não apenas através da construção e beneficiação de infraestruturas desportivas no concelho, mas também da melhoria da oferta desportiva por via da troca de conhecimentos com outros municípios.

O Município Amigo do Desporto permite ainda a partilha de informações e ações de formação, nas quais os clubes e associações do concelho podem participar de forma gratuita elevando, assim, o patamar em que se encontra a oferta desportiva no concelho de Ponta Delgada.