Ponta Delgada assinala centenário do primeiro voo nos Açores

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar, conjuntamente com o Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores e o Comando Operacional dos Açores, o centenário do primeiro voo no arquipélago, enquadrado na estratégia aliada e americana para a proteção dos navios que atravessavam o Atlântico, durante a I Guerra Mundial.

A cerimónia evocativa decorre a 16 de fevereiro, às 10h30, no Alto da Mãe de Deus, registando, após 100 anos, a data em que se fez história nos Açores ao se realizar o primeiro voo de avião nas ilhas.

A chegada da aviação aos Açores decorreu do facto de os EUA estabelecerem, entre 1917 e 1919, o Azores Detachment of the U.S. Atlantic Fleet, em Ponta Delgada. Conforme explica o historiador Sérgio Rezendes, “os navios e submarinos da US Navy passaram a patrulhar o mar dos Açores, preparando-se para defender o porto (uma missão para o US Marine Corps), destacando-se, em janeiro de 1918, uma unidade aérea para patrulha marítima, a 1st Marine Aeronautic Company”.

O historiador acrescenta que foi num sábado, exatamente a 16 de fevereiro de 1918, que se realizou o primeiro voo, sendo que “uma multidão apinhou-se nas ruas, nas docas, no paredão e nos telhados, sendo decretado feriado municipal. Lançaram-se três aparelhos que realizaram dez voos, saldando-se o evento por um grande sucesso”.

Passado um século, Ponta Delgada assinala a data, que se insere nas Comemorações dos 100 anos do Armistício da I Guerra Mundial.