Ponta Delgada acolhe mais de oitenta diplomatas

O Presidente da Câmara Municipal afirmou que, nos últimos dias, com a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, “Ponta Delgada sentiu-se verdadeiramente a capital da nação”.

José Manuel Bolieiro, na receção da Câmara Municipal aos mais altos representantes da nação e ao Corpo Diplomático acreditado em Portugal, congratulou-se, ainda, com a representação de mais de oitenta países nas celebrações do 10 de Junho, num feito que “honrou” Ponta Delgada, cidade-berço dos estadistas portugueses Hintze Ribeiro (Presidente do Conselho de Ministros), Teófilo Braga (Presidente da República), Mota Amaral e Jaime Gama (Presidentes da Assembleia da República).

“Estais aqui em nome de Portugal e da celebração do seu dia nacional, em nome de um diálogo e de uma concertação da paz pelo mundo e do relacionamento entre Estados e entre povos numa região politicamente autónoma, mas de enorme entidade pátria que sempre ligou, pela sua posição geoestratégica, o velho mundo ao novo mundo”, afirmou o edil.

Expressando a forma de ser e de estar do povo açoriano e o gosto de Ponta Delgada no bem receber, a Câmara Municipal recebeu o Corpo Diplomático acreditado em Portugal e os mais altos representantes da nação e brindou-os com apontamentos da gastronomia e música tradicional açoriana.

A receção contou com, entre outros, a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues; do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Henrique Gaspar; do Presidente do Tribunal de Contas, Vitor Caldeira; do Presidente do Tribunal Administrativo, Vitor Manuel Gonçalves Gomes; do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva; da Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal; do Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. João Lavrador; e do Núncio Apostólico, Rino Passigato.

Bandeira Nacional entregue a Presidente da Câmara Municipal

A celebração oficial do Dia de Portugal começou com o içar da Bandeira Nacional pelo Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e terminou com a sua entrega solene ao Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, ontem ao final da tarde nas Portas da Cidade.