PUB

A iniciativa “Conversas da Diáspora”, da Direção Regional das Comunidades, regressa este mês para uma nova temporada, agora dedicada a entrevistas biográficas com personalidades que tenham nascido nos Açores e se tenham afirmado nas comunidades açorianas.

Este ciclo de sessões é transmitido em direto na página oficial de Facebook da Direção Regional das Comunidades, todas as segundas-feiras, às 18h00 dos Açores, durante cerca de trinta minutos.

O Professor Onésimo Teotónio Almeida é o primeiro convidado das “Conversas da Diáspora”, que arrancam na próxima segunda-feira, dia 9 de janeiro, e se prolongam durante o ano de 2023.

PUB

Doutorado em Filosofia pela Brown University, em Providence, no Estado de Rhode Island, Onésimo Almeida é natural da freguesia do Pico da Pedra, ilha de São Miguel. Emigrou para os Estados Unidos da América em 1972, onde lecionou durante vários anos no Centro de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University.

É autor de vasta bibliografia e colaborador de diversos órgãos de comunicação social das comunidades portuguesas da América do Norte. Foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pela República Portuguesa, em 1997, e recebeu a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, da Região Autónoma dos Açores, em 2009.

As sessões seguintes das “Conversas da Diáspora” incluirão entrevistas biográficas com outras personalidades a convidar, como os professores José Carlos Teixeira (Columbia Britânica) e Diniz Borges (Califórnia), os empresários António Frias (Massachusetts) e Manuel Eduardo Vieira (Califórnia), os políticos Tony Cabral (Massachusetts) e Luís Miranda (Quebeque) ou os cônsules honorários Idalmiro da Rosa (Califórnia) e Paulo Cabral (Manitoba).

Esta quinta temporada das “Conversas da Diáspora” realiza-se na sequência de quatro séries semanais sucessivamente dedicadas às Casas dos Açores, aos Conselheiros da Diáspora Açoriana, às organizações comunitárias de serviço social e aos órgãos de comunicação social que servem as comunidades açorianas dos Estados Unidos da América e do Canadá, durante os anos de 2021 e 2022.

Pub