Pedro Drumond Sousa I Semana Desportiva 12 a 19 de Junho 2022

Na estreia das seleções açorianas de sub 14, no Torneio Lopes da Silva 2022, a decorrer entre 18 a 24 de junho, nos distritos de Beja e Évora, as Associações de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta foram derrotadas pelas Associações de Futebol de Coimbra, Setúbal e do Porto.

No último jogo da época da formação, no dia 15 de Junho, o Grupo Desportivo de São Roque foi o vencedor da Taça de São Miguel, em iniciados, ao levar vantagem à Fundação Pauleta.

A equipa de Juniores Femininos e Masculinos do Grupo Desportivo da Casa do Povo do Livramento foram os vencedores da Taça de São Miguel em futsal.

Foi apresentado no dia 15 de junho de 2022, pela Federação Portuguesa Futebol o plano estratégico “Futebol 2030” aos municípios das ilhas de abrangência da AF Horta, onde define objetivos para a década com programas que visam a transformação e evolução do futebol e futsal. Tem como objetivo o aumento dos  praticantes e atingir os 400 mil, até final da década, com um aumento significativo no feminino em que se pretende atingir os 75 mil praticantes.

Seja no Futebol ou Futsal, aproveitamos para homenagear todos os participantes, vencedores e vencidos, que permitem engrandecer todas as competições açorianas.

Referimos o destaque da semana, para com a concretização de muito trabalho e dedicação, da Ginástica Aeróbica Açoriana. Onde Tiago Pinheiro sagrou-se campeão mundial em Ginástica Aeróbica, na categoria individual no escalão júnior, na competição por idades que decorreu em Guimarães.

Também Matilde Cymbron e Manuel Resendes são vice-campeões mundiais na categoria par misto do escalão juvenil. Ao todo, a seleção nacional contou com 10 ginastas açorianos.

Relevar também, o açoriano Rui Cansado, mais um atleta do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada, atingindo o 6.º melhor do mundo em ginástica aeróbica, o primeiro português a conseguir entrar na final de Individual Masculino.

Não menos importante, é a juíza internacional, Alexandra Barroso, na maior competição de Ginástica Aeróbica, o 17.º Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica, que decorreu em Guimarães, sob o comando da International Gymnastics Federation – FIG Federação Internacional de Ginástica (FIG), e reuniu 32 países participantes.

Como sempre, focamos o trabalho no projecto Açores Ativo. 1.º Em Santa Maria o evento “Andebol e Cultura”, onde participaram cerca de 70 atletas de vários escalões etários na prática do handball street, variante promovida ao ar livre, na Praça do Município de Vila do Porto,o projeto da Federação de Andebol de Portugal em parceria com a Associação de Andebol SMA . 2.º O Serviço do Desporto de Ilha do Faial associou-se ao Império da Trindade da Atalaia (Feteira) que dinamizou a 2.ª edição do Trail Run dos 7 Impérios. 3.º O Clube Desportivo Escolar da EBS das Lajes do Pico, realizou a equitação adaptada no picadeiro da Escola e da Turispico. 4.º O Dia Mundial da Bicicleta foi assinalado na Ilha do Pico, numa ação da associação Perdidos Pelo Pico em parceria com a Câmara Municipal da Madalena, no dia 14 de junho de 2022.

Parabenizamos o Hóquei Clube PDL, por ser o Campeão Regional 2021.2022 e poder regressar à III Divisão Nacional.

Elevou o nome dos Açores, Afonso Lencart Costa, sendo o primeiro açoriano no Europeu de Karaté, visto que o atleta terceirense está convocado para a seleção portuguesa.

Aconteceu o encontro regional da modalidade em Minivoleibol que teve lugar na Escola Secundária da Lagoa, em São Miguel, nos dias 10 e 11 de junho. A competição contou com a representação de oito ilhas num total de 15 equipas.

No seguimento da temática desta semana, realizou-se o Torneio “Veteranos 22 Ilha do Faial”. Uma organização do Fayal Sport Club que teve lugar nos dias 10 e 11 de junho. Nos mesmos dias, realizou-se a 2.ª edição do Torneio “FUNDADORES”, organizado pelo Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo, participou e venceu a equipa de veteranos do Sporting Ideal.

Pub