PCP apresenta Programa especial de apoio social para a Ilha do Pico

O deputado do PCP, João Paulo Corvelo, deu entrada com uma Anteproposta de Lei onde lembra que a Empresa COFACO labora no concelho da Madalena, na Ilha do Pico, desde a década de sessenta do século passado.
Esta empresa influenciou decisivamente o desenvolvimento da ilha Pico e tem tido um papel fundamental ao longo destes anos, quer a nível social, quer a nível económico. A sua influência deixou marcas profundas na cultura e na sociedade picoense, a frase que tanto se ouve na Ilha do Pico “Todos temos um bocado de COFACO em nós” sintetiza e simboliza a importância da fábrica da COFACO para a Ilha do Pico.
A Representação Parlamentar do PCP na ALRAA salienta que neste contexto, a busca de alternativas e a reconversão económica da Ilha do Pico revestem-se, naturalmente, de uma importância prioritária. São por isso importantes e positivas todas as medidas, que reconhecendo a especificidade da situação existente na Ilha do Pico, visam atrair investimento e favorecer a criação de emprego, nomeadamente as majorações de apoios, isenções diversas e benefícios fiscais para as empresas.

No âmbito da Anteproposta de Lei apresentada, o PCP destaca a importância estratégica de medidas para minimizar o impacto social e económico do despedimento coletivo e do desaparecimento de cerca de 300 postos de trabalho diretos e indiretos e no equilíbrio da situação social e económica da Ilha do Pico e da Região. Sendo fundamental minorar as dificuldades da população picoense, reconhecendo a especificidade e excecionalidade da sua situação.

Notícias relacionadas