PUB

A Câmara Municipal de Lagoa decidiu atribuir o nome de Professor Jorge Amaral ao pavilhão desportivo, sito no lugar dos Remédios, concretizando, desta feita, uma homenagem, a título póstumo, como memória e reconhecimento.

Jorge Amaral Borges nasceu na freguesia de N. Sra. do Rosário e foi uma das maiores referências de educação física no arquipélago dos Açores, pelo trabalho que desenvolveu no ensino desportivo, durante muitas décadas.

Na Lagoa, foi presidente do Centro Social de N. Sra. do Rosário, foi também vereador da Câmara Municipal de Lagoa entre 1981 e 1983, tendo-lhe sido atribuída a medalha de mérito e um voto de congratulação pela edilidade.

PUB

Jorge Amaral Borges foi, igualmente, condecorado com a insígnia de Grande Oficial da Ordem de Instrução, no Solar da Madre de Deus, em Angra de Heroísmo, nas comemorações do Dia da Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, salienta que, “presta-se, assim, uma justa e honrosa homenagem ao Professor Jorge Amaral Borges, pela sua reconhecida dinâmica desportiva e pelo trabalho que prestou ao desenvolvimento social e desportivo no concelho de Lagoa, precisamente, com a obra de requalificação do antigo polivalente e com a inauguração do novo pavilhão desportivo. À comunidade local e a todos os munícipes lagoenses, é, assim, disponibilizado um pavilhão multiusos para a realização de treinos e atividades de diversas modalidades desportivas”.

Refira-se que, este equipamento desportivo municipal foi, recentemente, requalificado, passando a dispor de uma cobertura e colocação de um piso, tendo sido, igualmente, estabelecida uma acessibilidade interior para as pessoas com mobilidade reduzida, os balneários para as equipas sofreram melhoramentos e a zona de público, nomeadamente a bancada e sanitários, foi aprimorada.

Por outro lado, cumprindo com requisitos de eficiência energética, o polidesportivo foi dotado de novas infraestruturas, com um sistema de segurança contra incêndios e um sistema de vídeo vigilância, tendo a iluminação e o sistema de águas quentes sanitárias sido renovados.

Já o espaço envolvente ao pavilhão sofreu, igualmente, algumas melhorias, com a colocação de cerca de 18 lugares de estacionamento.

A inauguração deste pavilhão está prevista para o próximo dia 2 de abril, pelas 16h00.

Pub