Paulo Teves destaca potencial das organizações da diáspora na divulgação dos Açores

O Diretor Regional das Comunidades destacou hoje, em Angra do Heroísmo, a importância da realização de iniciativas que “promovam o contacto e o conhecimento da diáspora açoriana com a realidade atual da Região”.

Paulo Teves, que falava na sessão ‘Os Açores e a Diáspora’, no âmbito do curso Amigos da Terceira-Canadá, que decorre até 21 de março, salientou o papel das organizações e o seu potencial na divulgação dos Açores.

“Não obstante o importante trabalho desenvolvido pelas organizações da nossa diáspora em prol da preservação da identidade açoriana através das inúmeras manifestações culturais, existe um significativo potencial das mesmas na divulgação dos Açores de hoje, das suas especificidades e das suas potencialidades”, afirmou Paulo Teves.

O Diretor Regional das Comunidades considerou ainda essencial que os participantes deste curso, após as diversas sessões de trabalho e visitas que vão efetuar, sejam capazes de ter “uma ação mais abrangente” nas suas comunidades, procurando chegar às novas gerações “para que estas se sintam parte integrante, não apenas na dinamização da diáspora, mas também no processo de desenvolvimento dos Açores”.

Durante quatro dias, oito membros da Associação Amigos da Terceira-Canadá frequentam várias sessões de trabalho, onde serão abordadas temáticas relacionadas com as comunidades açorianas, o turismo, as oportunidades de investimentos, a educação, a juventude, os assuntos europeus e a cultura.

Os participantes deste curso terão ainda a oportunidade de visitar espaços de referência em vários setores, como o Terceira Tech Island, o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, a Universidade dos Açores ou o empreendimento Quinta dos Açores, entre outros.

Esta iniciativa, organizada em parceria entre o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e a Associação Amigos da Terceira-Canadá, conta com o apoio das câmaras municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

A Associação Amigos da Terceira-Canadá foi fundada em Toronto com a missão de promover e preservar junto da comunidade açoriana residente na província do Ontário as tradições culturais terceirenses e açorianas, destacando-se a organização este ano do 2.º Festival da Alcatra, que juntou centenas de pessoas.