Paulo Moniz lidera representação nacional em Conferência Interparlamentar de Segurança Comum na Croácia

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, lidera a representação do parlamento português que vai estar na Conferência Interparlamentar sobre Política Externa de Segurança Comum e Política Comum de Segurança e Defesa (CIP PESC/PCSD), a realizar entre 2 e 4 de março, em Zagreb, na Croácia.

A Conferência realiza-se no âmbito da Presidência Croata da União Europeia (UE) que teve o seu início a 1 de janeiro e terminará a 30 de junho.

Estarão representados membros dos parlamentos nacionais de todo o espaço comunitário, “nomeadamente os que foram indicados pela Comissão de Assuntos Europeus, pela Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e pela Comissão de Defesa Nacional, como é o caso de Portugal”, explicou o social democrata.

Estabelecida em 2012 através de uma decisão da Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da UE, a CIP PESC/PCSD é a plataforma interparlamentar de debate sobre a política externa, de segurança e de defesa da União Europeia.

A Conferência é organizada duas vezes por ano pelo parlamento do Estado-Membro da UE que exerce a Presidência rotativa do Conselho da UE, em estreita cooperação com o Parlamento Europeu, e nela participam habitualmente deputados de toda a União Europeia.

Refira-se, ainda, que a Croácia assume pela primeira vez a Presidência do Conselho da União Europeia desde a sua adesão à UE, em 2013.